Icone cart
Ocultar

ORÇAMENTOS

Como fazer a gestão financeira da sua empresa

Abra seu negócio • 31.08.2017

Descubra algumas dicas que vão ajudar a gerenciar seu negócio!

Como fazer a gestão financeira da sua empresa

Quando você começa a investir em foto produtos, se torna um empreendedor. Por isso, é muito importante manter a gestão financeira da sua empresa saudável. Empreender não é fácil, mas com organização e dedicação, o processo fica simples.

Segundo o Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos. E o principal fator é a falta de gerenciamento financeiro.

E se você não é formado em administração, é bem provável que também tenha pouca experiência no tema. Para isso, criamos algumas orientações básicas para qualquer pessoa conseguir gerenciar seu próprio negócio de um jeito fácil.

Organização
O primeiro passo é a organização. Organize todos os documentos da empresa em um lugar, separe por temas como notas, pedidos, orçamentos. Matenha-os sempre em ordem para que sejam fáceis de encontrar a qualquer momento.
Tenha um arquivo, preferencialmente on-line, com as datas de vencimentos da conta da empresa e pagamentos feitos por clientes, para evitar atrasos.

Controle constante
É fundamental ter um controle de entradas e saídas. Isto é, registrar todo o valor de vendas e compras, para verificar o valor das despesas e lucros, evitando ficar na inadimplência e manter todos os pagamentos em dia.
Crie uma planilha no Excel e atualize diariamente, com os valores de cada venda, valor do caixa do dia e pagamentos realizados, despesas. Vá controlando diariamente e mantenha-se atualizado com o financeiro da sua empresa. Crie o hábito e logo você estará fazendo isso como parte da rotina e assim, evita ser surpreendido.

Separe as contas
Misturar as finanças pessoais com as da empresa é um erro grave, mas muito comum. Portanto, mantenha seu controle financeiro da empresa bem distante da sua vida pessoal. Não vale pegar dinheiro do caixa, por exemplo, para pagar uma conta de casa para depois repor das vendas.  Se aquela venda não sair, seu caixa ficará no vermelho. Lembre-se: a sua empresa é um negócio seu, mas ela precisa sobreviver de maneira independente da sua vida pessoal, certo.

Planejamento
Crie metas para médio e curto prazo. Elas facilitam a gestão e ajudam a impulsionar o seu negócio para o caminho certo. Não precisa ter muitas metas, afinal, não basta criar, é preciso cumprir.  Comece com poucas, uma ou duas e tente segui-las, depois vá aumentando gradativamente.

 

GALERIA:



DEIXE SEU COMENTÁRIO